Um dos programas que a Microsoft disponibiliza a MVPs e parceiros é participar de previews privados para funcionalidades de Cloud Security.
Um destes recursos liberados para Public Preview recentemente foi o Log Search and Restore onde pode-se estender o tempo de log do Analytics alem de utilizar o próprio Sentinel para ler os dados destes logs armazenados.
Limitação Atual
Na versão GA o Sentinel guarda os logs por até 2 anos, sendo que pela interface visual é possivel configurar 90 dias e via PowerShell para até 755 dias.
Alem disso, ao configurar para 2 anos o log acaba gerando um custo mais alto por estar vinculado ao preço de armazenamento do Log Analytics que é por Giga.
Novos Limites e Custo
Neste Preview o log agora poderá ser guardado por 7 anos (2520 dias) alem de ter um custo menor que será divulgado no GA, porem muito menor que o atual.
Assim como no GA atual, a alteração pode ser feita via PowerShell para os 7 anos.
Mas para ajudar, vc pode usar o aplicativo disponibilizado no GitHub onde poderá escolher as tabelas e o tempo de arquivo para operação. Ou seja você pode colocar a tabela de alertas por 5 anos e a tabela de incidentes por 2 anos.
Link para o aplicativo de configuração: Azure-Sentinel/Tools/Archive-Log-Tool/ArchiveLogsTool-PowerShell at master · Azure/Azure-Sentinel · GitHub
Usando o Recurso
Vou demonstrar com prints abaixo do meu Preview como fiz o processo de Restore, Search e o resultado final.
Executando um Restore com o nome da tabela que desejo, a data inicial e final:
Na sequencia executei uma consulta abordando o tempo que configurei do Restore da tabela SecurityEvents com o nome do meu servidor:
Por fim, o resultado é uma nova Custom Table no Log Analytics com o nome indicado acima e os mais de 3 anos de eventos restaurados!!!
Anuncio do Preview: What's New: Search, Basic Ingestion, Archive, and Data Restoration are Now in Public Preview - Microsoft Tech Community