Anteontem foi liberado a versão final das ferramentas de migração do Windows 2008 R2.
Em um post anterior já havia listados videos, webcast e links para migração em http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/Novas-ferramentas-de-migracao-para-Windows-2008-R2.aspx
Mas agora temos mais 2 links:
Windows Server 2008 R2 Migration Utilities x64 Edition (KB977336) Versão final em 22/2/2010
Acrescenta funções de migração para o Hyper-V e RRAS alem das ferramentas de migração nativas no Windows 2008 R2.
Link: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=en&FamilyID=5c1ec14a-e9d7-46ea-9c6e-73d6bc4219b4
Migrate Server Roles to Windows Server 2008 R2 Complete Reference
É a seção do TechNet dedicada a migração, com todos os recursos.
Por exemplo, você encontrará informações de como migrar AD, DNS, DHCP, IP, RRAS, Hyper-V e todos os serviços onde a migração seja possível.
Link: http://technet.microsoft.com/en-us/library/dd365353(WS.10).aspx
Fonte: http://blogs.technet.com/windowsserver/archive/2010/02/24/mi-greatness-full-release-version-of-windows-server-migration-tools-update-lets-you-migrate-hyper-v-and-rras.aspx
Foi aprovado a publicação do meu artigo na biblioteca do MSDN: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/ee923720.aspx
Já me deparei muitas vezes com clientes em consultorias inventando formas de autenticar usuários do jeito mais criativo possivel.
Porem, a forma mais segura atualmente de fazer isso é utilizando certificados digitais privados, publicos ou governamentais (como o e-cpf e o e-cnpj).
Tem dúvidas de como fazer? Eu já havia deixado o artigo publicado para download em minha seção de "Apostilas e Artigos" (http://www.marcelosincic.com.br/blog/page/Artigos-e-Apostilas.aspx), mas agora tambem está disponivel pelo MSDN (link no começo do post).
Hoje foi anunciado o lançamento do MDOP 2010. Para quem não conhece o pacote MDOP (Microsoft Desktop Optimization Pack) é uma série de produtos para quem tem contrato SELECT, ENTERPRISE AGREEMENT e outros de licenciamento, pago conforme o numero de licenças do Windows client e acrescentado ao contrato.
Alguns dos produtos que mais se destacam no MDOP:
MED-V: É como o "XP Mode" do Windows 7, porem centralizado. Imagine poder distribuir as VMs do XP Mode utilizando regras da empresa ao invés de instalar em maquina por maquina. Alem disso o MED-V permite que as regras de software que precisam de emulação sejam definidas e distribuidas em ambiente centralizado. Para mais detalhes veja o post http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/MED-V-e-XP-Mode-do-Windows-7.aspx
SCDM (System Center Desktop Monitoring): Este é excelente. Fornece para desktops controles como o SCOM faz para servidores. Os gráficos que o SCDM gera são muito bons e agora na versão nova o dashboard ficou excepcional.
APP-V 4.6: Esta ai outra boa noticia, o APP-V 4.6 agora tem versão 64 bits !!!!! Isso era um problemaço, mas para entender, primeiro é necessário saber o que é o APP-V. Trata-se de um produto que virtualiza software em um servidor para os clientes. Imagine ter no servidor o Office XP, 2003 e 2007 sequenciado (instalado) e este software ser distribuido aos clientes por demanda quando clicam em um link, se a cópia em cache do cliente estiver desatualizada atualiza automaticamente. Isso é o APP-V. Mas o problema é que não havia versão para x64 e isso limitava em muito quando o cliente adotava ambientes de clientes em 64 bits, o que no ultimo ano se tornou comum. Agora você já sabe porque o APP-4.6 é um grande anuncio.
Segue o link do lançamento: http://blogs.technet.com/virtualization/archive/2010/02/23/MDOP-2010-Launches_2C00_-with-64_2D00_bit-version-of-App_2D00_V-4.6.aspx