No dia 1º de março abriu o processo de renovação e pedidos de credenciamento para MCT 2012 (Microsoft Certified Trainer).
Eu estava em Seattle na ocasião participando do MVP Summit mas assim que voltei ao Brasil processei a renovação. Este ano completo 12 anos como MCT. Passei pelos principais centros de treinamento desde 2000 iniciando pela FastTraining, passando pela Brás & Figueiredo, Itautec, KA Solution e até dezembro de 2010 na Green Treinamento.
Para quem ainda não é MCT, vale a pena? Como fazer?
REQUISITOS
Para ser um MCT é necessário ter uma das certificações Premier, ou seja, MCITP para IT Pros e DBAs ou MCPD para desenvolvedores. Existem algumas poucas certificações que não precisam ter o MCITP/MCPD como por exemplo, o MCTS de Project.
Para ministrar treinamentos o MCT precisa ter o exame relativo ao curso, por exemplo, o MCITP: SQL Admin não pode ministrar treinamentos de SSRS e SSAS, e o MCITP: BI não pode ministrar os treinamentos de administração e performance. Ao se habilitar como MCT no seu MCP transcript virá uma lista dos cursos que você poderá ministrar.
QUANTO CUSTA (FEE)
Essa é a melhor parte, no Brasil são U$ 50 se não tem vinculo com um CPLS ou U$ 37,50 se você está vinculado a um CPLS.
PROCESSO
O processo eletrônico é simples, basta entrar no site de MCP (restrito) e preencher um cadastro na ferramenta “MCT Enrollment”.
Porem, para conseguir a primeira vez é necessário ter uma carta emitida por outro MCT ou um CPLS indicando que assistiu um curso ou o monitorou e que comprove que tem os requisitos e didática necessários. Alguns CPLSs tem cursos para habilitar, como a Green e a New Horizons.
BENEFÍCIOS
O melhor de todos é o acesso irrestrito a todo o material didático da Microsoft. Não apenas na sua linha de produtos, mas todos mesmo. O MCT pode baixar e estudar os MOCs alem de também ter acesso ao download das VMs usadas nos cursos.
Outro beneficio importantíssimo é uma assinatura gratuita full do TechNet (http://bit.ly/gLkiJc), alem de outros produtos de parceiros, como o Camtasia e ferramentas de monitoração.
Quanto a dividir conhecimento, isto é um prazer. Apesar de não estar mais dedicado como instrutor full time, gravar treinamentos e disseminar conhecimento em palestras e artigos sempre será meu principal hobby e considero como uma obrigação sendo um MCT!
CONCLUSÃO
Está esperando o que? Faça logo a sua certificação MCITP ou MCPD e entre em contato com um CPLS para se habilitar e disseminar seu conhecimento !!!!!!