MVP: System Center Cloud and Datacenter Management, MCT, MCSE, MCITP, MCPD, MCDBA
MVP Logo

Últimos posts

Categorias

Tags

Voucher de 50% para exames especificos com segunda chance - Esgotado !!!!

ESGOTADO !!!! Os três vouchers de 50% + Segunda Chance enviei para o Calisto Junior, Anderson e Timoteo Souto. Os dois vouchers de 25% foram para o Jairo Cunha e o Rodrigo.

Como muitos já sabem agora em 30 de junho acaba a promoção da segunda chance. É importante lembrar que a segunda chance tem que ser feita até 30/6, não adianta marcar o exame para próximo do fim do mes que não irá dar tempo. Para vcs terem uma idéia de como está sendo a procura, centros de treinamento como a Green estão abrindo até aos domingos para conseguirem dar conta de atender todos os vouchers da campanha a tempo.

Aproveitando a oportunidade os MCTs estão participando de um programa da Microsoft que permite emitir voucher de 50% para os exames 70-432, 70-448, 70-450, 70-452, 70-562, 70-564, 83-640, 70-693, 70-699, 70-680, 70-682, 70-659, 70-652.

Se te interessar fazer um destes exames coloque o comentário neste post ou envie pela página de Contato que enviarei o voucher o mais rápido possível.

Posted: jun 04 2010, 12:04 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Filed under: Certificação

PPT do Webcast System Center Configuration Manager 2007 SP2 R3

Segue o pdf dos slides utilizados no webcast sobre as novidades do SCCM com SP2 e R3. Para quem não assistiu siga o link http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/TechNet-Webcast-Visao-Geral-Tecnica-System-Center-Configuration-Manager-2007-SP2-e-R3-dia-262010.aspx e clique em inscrição e faça o download do webcast gravado.

Aproveito para agradecer aos 44 participantes online e ao Wesley Fernandes que fez a moderação e mantem um blog muito interessante (http://wesleey.spaces.live.com/) para quem é da área de MGMT.

 Webcast SCCM SP2+R3.pdf (1,76 mb)

Posted: jun 04 2010, 11:58 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Roadmap da familia de produtos System Center

A tabela abaixo é bem elucidativa e ajudará aqueles que estão planejando o deploy de produtos da familia System Center já pensando em suas novas versões.

Algumas das versões já estão em RTM, com o Service Manager (SCSM), Data Protection 2010 (SCDPM) e Essentials (SCE). Já o Configuration Manager (SCCM) e o Desktop Optimization Pack (MDOP) estão com seus releases quase prontos, principalmente o R3 do SCCM (http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/Novidades-do-System-Center-Configuration-Manager-2007-Novidades-no-R3-e-International-Client-Pack-para-o-SP2.aspx)

Porem, algo interessante pode ser visto nesta lista, a geração vNext está englobando o SCCM, SCOM, SCVMM e SCSM o que é uma grande novidade e necessidade também. Isso pode ser bem explicado pelo fato de hoje termos bases duplicadas de monitoração com o ConfigMgr e o OpsMgr, e agora com o ServMgr integrando com o SCOM. A versão Beta 1 do vNext foi liberada no final da semana passada (http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/System-Center-Configuration-Manager-vNext.aspx) e pretendo assim que terminar o webcast na quarta do SCCM SP2+R3 (http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/TechNet-Webcast-Visao-Geral-Tecnica-System-Center-Configuration-Manager-2007-SP2-e-R3-dia-262010.aspx) fazer uma série de post do vNext

Instalando os relatórios da feature "Power Management" do SCCM R3

O System Center Configuration Manager 2007 R3 possui uma interessante coleção de relatórios ajustados para a feature de gerenciamento de energia (http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/Green-IT-no-System-Center-Configuration-Manager-R3-Power-Management.aspx), porem diversos usuários que estão utilizando o R3 TAP não estão achando os relatórios.

Este problema é porque o R3 apenas copia o pacote de relatórios mas não o instala automaticamente. Para fazê-lo siga os passos abaixo, lembrando que só funcionará se o seu Configuration Manager tem o serviço do SQL Server Reporting Services integrado:

1- Acesse a árvore do menu acima e utilize a opção "Copy Report to Reporting Services"

 

2- Ao invés de fazer o processo normal de deploy dos reports, escolha o modo de importação e referencie o arquivo que está no diretório C:\Program Files (x86)\Microsoft Configuration Manager\Reports\Power Management e tem o nome MicrosoftReportPack

Pronto, seus relatório agora estão importados e basta executá-los, lembrando de antes seguir os passos descritos no post acima para habilitar os serviços.

Posted: mai 31 2010, 16:12 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

TechNet Webcast: Visão Geral Técnica: System Center Configuration Manager 2007 SP2 e R3, dia 2/6/2010

 

Idioma(s):  Português. 
Produto(s):  Outros,Windows 7,Windows Server 2008. 
Público(s):  Generalista de TI.  
Duração:  60 Minutos 
Data de Início:  quarta-feira, 2 de junho de 2010 12:00 Brasília  
  
Visão Geral do Evento 
Com o lançamento dos sistemas operacionais Windows 7 e Windows Server 2008 R2, novas capacidades e cenários de uso estão surgindo para o gerenciamento de sistema. Questões econômicas, regulamentárias, sobre TI Verde e segurança continuam a ser os desafios que as organizações enfrentam. Neste Webcast, fornecemos uma visão geral e uma atualização técnica sobre o Microsoft System Center Configuration Manager 2007. Focamos nas melhorias do Service Pack 2 e R3, capacidades de mercado e em descrever nossa estratégia de lançamentos a curto prazo.

Palestrante: Marcelo Sincic e Wesley Fernandes

Registro: https://msevents.microsoft.com/CUI/WebCastEventDetails.aspx?EventID=1032444323&EventCategory=4&culture=pt-BR&CountryCode=BR

 

Posted: mai 28 2010, 13:45 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Login
Marcelo de Moraes Sincic | Virtualizar Domain Controllers–Devo ou não?
MVP: System Center Cloud and Datacenter Management, MCT, MCSE, MCITP, MCPD, MCDBA
MVP Logo

Últimos posts

Categorias

Tags

Virtualizar Domain Controllers–Devo ou não?

Esta pergunta já ouvi inúmeras vezes. Em treinamento, palestras, emails e clientes sempre ouço a pergunta “Porque eu não posso virtualizar o Domain Controller?”

Esta semana em um grande cliente que atendo como consultor da Dell, alguns sites não permitiam logon, o Office Communicator não funcionava e outros problemas. Portanto, acho que este tema é bem apropriado com o crescimento dos ambientes virtualizados.

UPDATE: O Windows Server 2012 introduziu recursos próprios para virtualizar Domain Controllers sem as restrições com o NTP, porem a questão de logar no servidor Hyper-V pode continuar ativa.

Vamos começar com o fato concreto: Ninguem disse que não podem ser virtualizados, e sim que existem fatores a considerar. E é sobre isso que irei escrever.

Posso virtualizar todos os meus Domain Controllers?

Pode, mas terá sérios problemas de segurança e comprometer a réplica se o seu Domain Controller for Windows 2003.

Existem alguns pontos a se considerar ao pensar em virtualizar todos os servidores que podem ser consultados em http://support.microsoft.com/kb/888794/en-us quando vc ainda utilizar DCs com Windows 2000 ou Windows 2003.

Não é a toa que se recomenda ter os FSMOs em servidor fisico, mas falaremos disso daqui a pouco.

Porque virtualizar todos os Domain Controller compromete a segurança?

Neste caso temos duas opções, a primeira deixar o Hyper-V utilizando segurança SAM (local) ou ingressar ele no dominio da VM e as duas podem lhe trazer problemas.

A primeira opção é um sistema de segurança antigo, não baseado em Kerberos e fácil de se quebrar.

A segunda é o risco de ao ter uma queda das VMs ou um desligamento para manutenção ou energia o servidor do Hyper-V não aceitar logon e mostrar a mensagem “No Domain Controllers for Authentication”.

Porque não é recomendado virtualizar FSMOs?

Porque os FSMOs desempenham papeis importantes na estrutura, normalmente é o Global Catalog e tambem o NTP Server.

Caso seja virtualizado as FSMOs o servidor poderá ficar com problemas de sincronização de horários, replicação atrasada, etc.

Se ele estiver em uma VM e esta for desligada por um certo tempo o risco de estar com problemas de USN é maior ainda.

E o pior momento é se o host Hyper-V perder o relógio e atrasar o horário, gerando inconsistencias sérias no AD.

Esta discussão é antiga, desde o inicio do Hyper-V e pode ser acompanhada em http://blogs.technet.com/b/robse/archive/2008/06/16/dc-virtualized-and-external-ntp-servers.aspx

Qual o problema com o NTP Server?

O NTP Server tem a função de ser o sincronizador de horário nos dominios. A principio é feito pelo PDC Emulator.

Maquina fisicas mantem relógio por consultar o RTC (Real Time Clock) na BIOS que é baseado em cristal e após isso o SO passa a usar algoritmos logicos para manter o relógio.

O problema em VMs é que este algoritmo pode ficar comprometido por conta da carga, já que ele não é fisico e sofre interferencia conforme o weight definido para as operações, ou seja, irá atrasar ou adiantar.

Para evitar isso o Hyper-V faz a sincronização usando as Integrations Features, e ai ocorrem as desincronizações e os usuários não conseguem logar, aplicaçoes dão erro, etc.

Ai temos um problema, no documento “Running Domain Controllers in Hyper-V” (http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=20164) diz para desligar esta feature dos DCs virtuais.

Por outro lado o blog do PM de virtualização (http://blogs.msdn.com/b/virtual_pc_guy/archive/2010/11/19/time-synchronization-in-hyper-v.aspx) diz para não fazer isso.

O problema é muito bem abordado pelo Ben Armstrong e é real. Uma maquina fisica mantem o relógio quando desligada (RTC), mas a virtual não, portanto se todos os DCs forem virtuais e esta opção estiver desabilitada em um desligamento eles irão retornar com o horário em que foram desligados, e quem irá atualizá-los?

Minha Recomendação Final

Siga as práticas do documento “Running Domain Controllers in Hyper-V”, mas sempre tenha um servidor fisico QUE NÃO SEJA O HOST DO HYPER-V.

Configure todas as máquinas, incluindo os hosts do Hyper-V para sincronizar com esta fisica usando Net Time /SetSNTP:<servidor> e assim não terá problema com o relógio, já que o próprio host irá sincronizar com o fisico e consequentemente as VMs com ele.

 

É isso ai, espero ter ajudado e qualquer acrescimo podem me enviar pelos comentários ou email.

Posted: jun 08 2011, 10:17 by msincic | Comentários (2) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Filed under: Virtualizaçao

Comentários (2) -

Erick Albuquerque said:

Marcelo,
Muito bom o post, estou compartilhando no meu blog..

[]s

# junho 08 2011, 14:06

msincic said:

Obrigado Erick!  Fique a vontade!

# junho 08 2011, 16:02
Os comentários estão fechados
Login