Problema ao enviar email: 550 5.7.1 Unable to relay

O Relay é um processo natural que pode ser traduzido por "encaminhamento", quando um servidor é utilizado para enviar mensagens para outro dominio ou servidor.

Veja a imagem abaixo e note que o usuário João está tentando enviar um email para a Maria.


Como já sabemos as mensagens não como Instant Messenger que passam diretamente de um computador ao outro. O email precisa ser enviado para um servidor, no exemplo do UOL.com.br, e ele envia ao outro servidor, no exemplo o EMPRESA.com.br. Este processo é chamado de relay, pois o email é de um cliente do UOL direcionado a um cliente de outro dominio e o servidor precisa entregar.

O relay é proibido em duas situações:

1- O destinatário do email não é do servidor que está recebendo. Exemplo: Tentar enviar um email utilizando como SMTP o Yahoo para um endereço do Gmail.
2- O emissor do email é do dominio e não se autenticou. Exemplo: Tentar enviar um email utilizando como SMTP o Yahoo, sendo que meu email é do Yahoo mas eu não passei usuário e senha para o servidor SMTP.

A solução para um problema de relay é muito simples: No seu cliente de email indique o servidor de saida (SMTP) exige autenticação e informe o mesmo usuário e senha que utiliza no POP3.

Mas surgem algumas situações especiais, por exemplo, o problema de relay está acontecendo com o WSUS, System Center ou outros.

Porem, a solução é a mesma. Se o endereço que você indicou como servidor SMTP é, por exemplo, smtp.yahoo.com.br você obrigatoriamente precisa ter um usuário e senha do Yahoo. Não adianta usar um usuário e senha que não seja do mesmo dominio que o SMTP.

Note abaixo a tela de Email Notification do WSUS e veja que o usuario que aparece no nome pode ser outro que não o de autenticação.


Isso acontece porque é necessário para o servidor saber se você realmente está autorizado a enviar emails utilizando seus serviços, e após autenticado vc pode enviar email com qualquer endereço, mesmo que este não exista.

HAAHAA !!!!!  Agora você entendeu porque recebe um monte de email com nomes que não existem (naoresponder@xyz.com.br) e quando tenta responder indica que é inválido e fica a pergunta "se é inválido como que eu recebi?"

Agora você já sabe, o usuário que se autenticou é o joao@xyz.com.br e ele enviou email com o nome naoresponder@xyz.com.br.

COMO TESTAR SE SOU UM RELAY NA INTERNET

Muitas vezes somos um relay e não sabemos, ou seja, qualquer pessoa pode usar nosso servidor para enviar emails para terceiros. Exemplo, o que faz um spammer.

Para testar entre no command prompt e siga a sequencia de comandos:

TELNET <seudominio.com.br> 25  (ou seja, porta 25 de SMTP)
HELO XYZ.COM.BR   (indica o dominio de origem)
MAIL FROM: papainoel@XYZ.com.br  (indica o endereço de origem)
RCPT TO: joao@xyz.com.br  (endereços de destino)

Note que "papainoel" não é usuario do dominio <seudominio.com.br> e o "joao" tambem não, portanto a ação é ilegal, tipica de spammer. É neste momento que deveria retornar a mensagem do titulo "unable to relay".

Para coibir isso procure em seu servidor de email a opção que permite envio de emails (ou relay) apenas para usuários autenticados. Com isso, até aconteceria o que vimos antes, o João mandar email no nome da Maria, mas neste caso no log do servidor indicaria que a conta utilizada foi do João.

Ok, espero ter ajudado e se precisar resolver o problema em seu servidor de email e o que são os problemas de relay. Qualquer dúvida post nos comentário, e se foi util para vc tambem !!! 

Os comentários estão fechados