Novidades do Sharepoint 2010 e do Sharepoint Designer 2010

Neste post irei abordar o que achei de interessante logo de cara ao instalar o Sharepoint 2010 e o Sharepoint Designer 2010. Se vc deseja saber sobre a instalação, veja o post anterior (http://www.marcelosincic.com.br/Blog/post/Instalacao-do-Sharepoint-2010-no-Windows-2008-R2.aspx).

Segue as minhas primeiras impressões com o Sharepoint 2010:

  1. Quanto ao design, muito legal terem incorporado o conceito de Ribbon do Office 2007 em todas as telas do Sharepoint.
  2. Quando vc entra em modo de edição de páginas o layout ficou bem mais "livre" com possibilidades de acrescentar mais locais de webparts, já que está era uma reclamação de design quanto aos locais onde as webparts podiam ser colocadas e era necessário fazer malabarismo para conseguir diagramar bem um site.
  3. A ferramenta de configuração e gerenciamento ficaram menos "caminho de rato". Eu sempre comentava em treinamentos que no Sharepoint 2007 tudo era configurável, mas achar onde ficava o item era um tormento, um teste de paciencia, isso quando não era necessário ligar em um lugar, ir para outro e as vezes no site para ativar ou configurar. Agora as telas de configuração ficaram mais organizadas, com categorias e indicações claras com links para configurar itens relacionados, então não preciso ficar me lembrando algo do tipo "liguei aqui agora vou ali e faço isso", já que no primeiro item ele já tem um link para o segundo e assim por diante.

Bem, mas o que mais me impressionou foi a ferramenta Sharepoint Designer 2010. Ficou muito diferente e muito melhor de ser utilizada, pode-se dizer que não precisamos mais do "Site Settings" em quase todos os casos. Isso demonstra bem o que a Microsoft disse no ano passado quando falou que o próximo desafio para a equipe de desenvolvimento era facilitar os processos de customização e desenvolvimento.

Seguem algumas telas. A primeira é a nova interface inicial. Note que agora todos os recursos estão ali, inclusive segurança e um dashboard indicando diversos dados relativo ao item selecionado na árvore de objetos. Notem os botões na barra com opções de preview, lixeira, opções do site e outras. Note tambem as caixas com subsites, customizações e settings:

 

Um recurso que passava desapercebido mas agora ficou evidente a falta dele na versão anterior são as tabs, veja abaixo:

 

A seguir coloquei um printscreen do menu lateral e note como ele tem itens que antes apenas no "Site Settings" era psosivel alterar, como os content types, data sources e Master pages: 

Por ultimo anexei um printscreen da tela com uma lista selecionada, e mais uma vez veja que todos os itens e configurações estão lá:

 

Resumindo: Parabens equipe do Sharepoint Designer 2010, vcs fizeram um trabalho excepcional !!!!

Comentários (4) -

  • Show de bola, cada vez o sharepoint está se tornando mais configurável...

    Parabens pelo post.
  • Obrigado. Realmente a Microsoft agora está se preocupando com a facilidade da customização, e isso é importante. Eu trabalho com o Sharepoint profissionalmente desde a versão 2003 e a 2007 não facilitou muito a customização. Agora parece que acertaram o passo !!!!
  • Obrigado, MArcelo Sincic. Material legal para conhecer novidades. parabens pelo seu trabalho de divulgação.
  • Eu que agradeço Ulisses, e assim que for lançada a versão final vou montar um material mais detalhado das mudanças.
Os comentários estão fechados