MVP: System Center Cloud and Datacenter Management, MCT, MCSE, MCITP, MCPD, MCDBA
MVP Logo

Últimos posts

Categorias

Arquivo

Tags

Cumulative Update 2 para System Center 2012

Liberado hoje os updates cumulativos para System Center 2012, onde há correções para Data Protection Manager (DPM), Orchestrator, Operations Manager (SCOM), AppController e Virtual Machine Manager (VMM).

Os que mais receberão correções foram o DPM e o VMM, principalmente o VMM que recebeu diversas correções relacionadas a performance em ambiente com muitos hosts.

Para descrição completa das correções: http://support.microsoft.com/kb/2706783

Como baixar:

  1. Acesse o Windows Update e habilite a opção de download de outros produtos e após a atualização do agente do Windows Update irá aparecer o Cumulative Update na lista
  2. Baixe individualmente os pacotes a partir do KB acima.

Agora é esperar sair o Service Pack 1, anunciado para ainda este semestre!

Artigos no Wiki MIVP #13–System Center AppController - Monitore Aplicações

Continuando a parceria com a agência de publicidade para a montagem de 20 artigos referentes a Private Cloud com System Center 2012, esta semana publicamos o artigo no portal MIVP do Wiki, desta vez focados no System Center AppController http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/12301.system-center-appcontroller-monitore-aplicacoes-pt-br.aspx

O artigo aborda a instalação, configuração, criação de templates no VMM 2012, definição de nuvens e a criação de serviços a partir da interface web do AppController.

Em breve os próximos artigos que irão abordar o System Center Virtual Machine Manager:

  • System Center Virtual Machine Manager 2012 - Instalação, Configuração e Administração
  • System Center Virtual Machine Manager 2012 - Administrando Multiplos Hypervisors
  • System Center Virtual Machine Manager 2012 - Serviços, Automação de Storage e Network

Series:

Artigos no Wiki MIVP #12–System Center Orchestrator Automatizando Tarefas

Continuando a parceria com a agência de publicidade para a montagem de 20 artigos referentes a Private Cloud com System Center 2012, esta semana publicamos o artigo no portal MIVP do Wiki, desta vez focados no System Center Orchestrator http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/12298.system-center-orchestrator-automatizando-tarefas-pt-br.aspx

O artigo aborda a instalação, configuração, importação de Integration Packs, criação de Runbooks, gerenciamento no console web e uma demo em video.

Em breve os próximos artigos que irão abordar App Controller e SCVMM:

  • System Center AppController - Monitore Aplicações
  • System Center Virtual Machine Manager 2012 - Instalação, Configuração e Administração
  • System Center Virtual Machine Manager 2012 - Administrando Multiplos Hypervisors
  • System Center Virtual Machine Manager 2012 - Serviços, Automação de Storage e Network

Series:

Posted: jul 12 2012, 15:42 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Artigos no Wiki MIVP #10 e #11: System Center Operations Manager 2012–Instalação, Configuração e Novos Recursos

Continuando a parceria com a agência de publicidade para a montagem de 20 artigos referentes a Private Cloud com System Center 2012, esta semana publicamos mais 2 artigos no portal MIVP no Wiki, deta vez focados no SCOM 2012: http://social.technet.microsoft.com/wiki/contents/articles/7533.portal-mivp-most-influential-virtualization-professional-pt-br.aspx?ocid=soc-n-br-loc

Em breve os próximos artigos que irão abordar Orchestrator, App Controller e SCVMM:

  • System Center Orchestrator - Automatizando Tarefas
  • System Center AppController - Monitore Aplicações
  • System Center Virtual Machine Manager 2012 - Instalação, Configuração e Administração
  • System Center Virtual Machine Manager 2012 - Administrando Multiplos Hypervisors
  • System Center Virtual Machine Manager 2012 - Serviços, Automação de Storage e Network

Series:

Posted: jul 05 2012, 18:03 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

System Center Configuration Manager 2012 com SQL Server 2012

Já é a segunda implementação de SCCM 2012 que faço e utilizando o SQL Server 2012 e notei um problema em comum nos dois casos, não permitir utilizar o SQL Server Reporting Service como Reporting Point para o SCCM 2012. Todas as outras roles e funcionalidades do SCCM 2012 funcionam normalmente com o SQL Server 2012.

Na primeira implementação não tinha muito tempo para depurar e tentar encontrar o que era, apenas me contive na lista de compatibilidades do SCCM 2012 em http://technet.microsoft.com/en-us/library/gg682077.aspx e instalei o SQL Server 2008 R2.

Importante: O System Center 2012 SP1 anunciado para ser lançado em breve irá incluir o SQL Server 2012 na lista de compatibilidade

SINTOMA

Após instalar o SQL Server 2012 e executar os prereqs do SCCM a instalação ocorre com sucesso e a configuração das roles do SCCM 2012 é possivel, exceto Reporting Point.

Ao tentar adicionar a role Reporting Point no SCCM 2012 com o banco de dados sendo o SQL Server 2012 não aparece a instância do Reporting Services para ser selecionada.

CAUSA

O SQL Server Reporting Services (SRSS) 2012 não é compativel com o SCCM 2012, pois na consulta WMI do wizard é utilizado uma cláusula de filtro para retornar as instâncias do SRSS utilizando a versão (2005, 2008 e 2008R2) como parametro, o que não retorna o SRSS na versão 2012.

O mesmo não acontece com o validador de pré-requisitos na instalação do SCCM 2012 pois ele utiliza uma cláusula de consulta a versão do SQL Server invertida da que é utilizada acima, onde é pesquisado versões acima da SQL Server 2005 e não uma lista fixa das versões.

SOLUÇÃO

Instale a feature Reporting Services do SQL Server 2012, pois o Service Pack 1 do System Center que será liberado em breve dará suporte ao SQL Server 2012. Na ocasião exporte os relatórios customizados (arquivos rdp) e remova a role Reporting Point, adicionando em seguida já na instância do SQL Server 2012.

Durante este periodo, instale apenas a feature SQL Server Reporting Services do SQL Server 2008 R2. Não é necessário instalar mais nenhum recurso do SQL Server 2008 R2, já que a base de dados do SRSS 2008 R2 pode utilizar o SQL Server 2012 como banco de dados normalmente.

Configure o Reporting Services do SQL Server 2008 criando uma base de dados no SQL Server 2012 e faça o backup da chave, para quando sair o System Center 2012 SP1 seja possivel utilizar o mesmo banco de dados de relatórios, apenas configurando o Reporting Services do SQL Server 2012.

Posted: jun 27 2012, 00:00 by msincic | Comentários (0) RSS comment feed |
  • Currently 0/5 Stars.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Login
Marcelo de Moraes Sincic | Gerenciamento de Storage com o System Center Virtual Machine 2012
MVP: System Center Cloud and Datacenter Management, MCT, MCSE, MCITP, MCPD, MCDBA
MVP Logo

Últimos posts

Categorias

Arquivo

Tags

Gerenciamento de Storage com o System Center Virtual Machine 2012

Seguindo a série de posts sobre recursos do SCVMM 2012 integrados com VMWare ESX e Xen Server agora abordaremos outro recurso que é o gerenciamento de storages. Post anteriores: Integração com live migration http://bit.ly/pf0v9M e Dynamic e Power Optimization http://bit.ly/pJ6KLf.

Com o VMM 2012 você poderá classificar storages pela performance, definir o storage a ser utilizado e criar as LUNs sem a necessidade de conhecer o software de cada fabricante. Ou seja, você poderá utilizar o conceito de virtualização de storage com as interfaces do VMM 2012.

API SMI-S

Uma nova funcionalidade que está sendo discutida com os fabricantes de storages é a criação de um protocolo de comunicação muito similar ao SNMP mas que permita detalhes das especificações de um storage, chamado de Storage Management Initiative Specification (SMI-S).

Este protocolo é um API baseada nos modelos CIM/WBEM, que muitos já conhecem por ser também a especificação básica do WMI presente nos sistemas operacionais Windows. Utilizar este procolo não é tão simples, e é necessário ter um CIMOM que nada mais é que um proxy para “traduzir” as APIs nativas do storage para o protocolo SMI-S.

Porem, os fabricantes de storages já tem estes padrões bem estabelecidos e com upgrades de firmware podem incluir o CIMOM, um deles é o OpenPegasus, no storage já existente.

SMI-S no VMM 2012

Agora entra em cena o VMM 2012 que possui a interface de comunicação SMI-S para se comunicar com os storages e obter informações, e com base nestas pode classificar os storages conforme a sua performance, como a tabela abaixo retirada do TechNet (referencia ao final do documento):

Storage

Automação de Storage no VMM 2012

Agora podemos colocar em prática esta funcionalidade por criar arrays de storage e vincular aos hosts.

Imagine que em sua empresa haja storages com disco SAS e SATA, onde a classificação automática é SILVER e BRONZE respectivamente e tanto o grupo de servidores quanto uma VM pode ter especificado não a LUN, mas sim a classificação.

VMM2012

Essa automação inclui a criação das LUNs, ou seja, não será mais necessário ter conhecimento do software do fabricante para criar as LUNs individualmente já que a API SMI-S implementa os comandos necessário para gerenciar.

Storage Groups

Figura 1 – Tela principal do gerenciador de storages

Storage Pool

Figura 2 – Pool default e criação de um novo pool

Storage Add

Figura 3 – Inclusão de um storage ao pool

Storage

Figura 4 – Vinculando um storage pool a um grupo de hosts hypervisors

Com este recurso o gerenciamento de um datacenter será mais fácil, e quando temos diversos storages independentemente do fabricante poderemos utilizá-lo de forma simples com as APIs SMI-S.

Referencia TechNet http://technet.microsoft.com/en-us/library/gg610600.aspx e http://blogs.technet.com/b/server-cloud/archive/2011/10/14/windows-server-8-standards-based-storage-management.aspx

Os comentários estão fechados
Login