Certificação em SQL Server 2012–Saiba o que são os SMEs

Recentemente a Microsoft no site Born To Learn divulgou a disponibilidade dos exames Beta do SQL Server 2012 (http://borntolearn.mslearn.net/btl/b/weblog/archive/2012/03/22/register-for-sql-server-2012-beta-exams.aspx) e anteriormente já havia adiantado algumas mudanças nas certificações que envolvem o SQL Server 2012 (http://www.marcelosincic.com.br/blog/post/Treinamentos-Oficiais-e-Certificacao-para-SQL-Server-2012.aspx).

Agora foi anunciado e divulgado as trilhas oficiais para a certificação em SQL Server 2012 em http://www.microsoft.com/learning/en/us/certification/cert-sql-server.aspx#tab2.

É muito interessante conhecer como é feito o processo de elaboração de um exame de certificação.

No site Connect da Microsoft, utilizado para testes de produtos, existem grupos de SME (Subject Matter Expert) em assuntos e produtos, da qual faço parte e outros podem se increver e preenchendo um questionario para qualificação em https://connect.microsoft.com/site862

Quando um novo exame é cogitado recebemos um email com uma pesquisa sobre o que achavamos do exame anterior e pedindo sugestões de melhora nestes exames. Por exemplo, no caso do SQL Server 2012 recebi um email com a pesquisa e pude indicar quais partes do exame achei que poderiam ser alteradas e sugerir novos itens ou até um novo formato.

Já tendo feito parte de um destes grupos posso afirmar que o processo é muito rigoroso e envolve uma pesquisa de mercado onde é visado facilitar um processo de contratação e alocação de um profissional.

Por exemplo, no exame de Windows Server 2008 que foi atualizado para a versão R2 a pouco tempo, os SMEs receberam um exemplo de como seria o simulador e tópicos que seriam abordados. Todos precisaram assumir um compromisso de não divulgação (NDA) o que reflete a preocupação da Microsoft em não vazar as informações.

Portanto, tenha certeza que ao fazer um exame você estará sendo testado no que as empresas procuram e o mercado internacional está exigindo que um profissional saiba fazer. A presença de pessoas de fora da Microsoft escolhidos pelo perfil como SME é a garantia de que um exame reflete o mundo real.

Ainda tem dúvidas, leia o post no Born to Learn http://borntolearn.mslearn.net/btl/b/weblog/archive/2012/02/29/subject-matter-experts-we-want-to-hear-what-you-think.aspx

Os comentários estão fechados