Comparativo de CPUs, consulte antes de comprar ou trocar o seu computador

Precisei escolher um servidor da Dell para um cliente e me deparei com uma relação de 7 diferentes processadores, entre 3 AMD e 4 Intel. Algumas coisas não preciso mais me preocupar, por exemplo, se é 64 bits pois todos são.

Então seguem meus conselhos ao escolher um processador:

  1. Verifique se o processador tem suporte a virtualização, no caso da AMD todos atualmente tem, no caso de Intel procure pelo link adiante se ele está "Yes" em "Virtualization" (http://ark.intel.com/Default.aspx)
  2. Verifique a velocidade do barramento, por exemplo, AMD trabalha com barramento de 1600 (800 x 2) enquanto Intel trabalha com 800 ou 1033.
  3. Adquira memória da mesma velocidade do barramento, no caso AMD de 800 Ghz e no caso de Intel conforme a especificação
  4. Verifique o tamanho do cache L1 e L2, quanto maior melhor. Por exemplo, um processador com a mesma velocidade de barramento e CPU mas com 3MB é cerca de 15% mais rapido que um de 2MB. IMPORTANTE: Os processadores da AMD trabalham com cache de forma diferente da Intel, portanto em geral utilizam a metade do valor sem afetar a performance.
  5. Consulte a tabela do CpuBenchmark (http://www.cpubenchmark.net/cpu_list.php), procure o processador desejado e veja sua colocação em relação aos outros, como a tabela abaixo:

Não vou entrar em detalhes no restante da máquina, pois em geral são componentes fixos. Nos sites da Dell, HP e outros fabricantes cada modelo de servidor já tem o chipset, controladora de disco e video pré-montados, a maior gama de opções são mesmo nos processadores.

E é importante os dados acima porque afetam muito mais que a placa de video ou rede em um servidor e PRINCIPALMENTE não esqueça de verificar se o seu processador (se for Intel) tem suporte ao Intel-VT.

Comentários (1) -

  • i would love to read more from you on this




    Regards
    Heppner

Os comentários estão fechados